REGULAMENTO

 

A - ORGANIZAÇÃO

A.1 - A organização é da responsabilidade do Clube de Montanhismo da Guarda em colaboração com a Câmara Municipal da Guarda.

 

B - DATA/LOCAL

B.1 - A prova realiza-se no dia 28 de novembro de 2021.

B.2 - O início da prova terá lugar às 9:00 horas para o percurso maratona GPS e ás 9h30 para o percurso meia-maratona no Estádio Municipal da Guarda.

B.3 - O levantamento da documentação, incluindo a placa frontal da bicicleta, será efetuado no secretariado da prova, a funcionar no Estádio Municipal da Guarda.

B.4 - Horário de funcionamento do secretariado: das 15:30 h às 18:30 h do dia 27 de novembro e das 7:30 h às 8:30 h do dia 09 de novembro.

B.5 - Para o levantamento do kit de participante no secretariado é obrigatória a apresentação do documento de identificação (BI ou Cartão de Cidadão).

B.6 - O levantamento da documentação pode ser efetuado por outra pessoa desde que seja portador e apresente no secretariado os originais ou cópias com os dados perfeitamente legíveis dos documentos (BI ou Cartão de Cidadão) do atleta ausente.

 

C - CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

C.1 - A prova é aberta a participantes de ambos os sexos. Os participantes são responsáveis pela sua participação no evento em termos físicos e de saúde, devendo os mesmos ter consciência que não existe nenhum fator clínico que os impeça de praticar desporto ou qualquer esforço físico. A organização não se responsabiliza por eventuais acidentes ou ocorrências dentro deste âmbito.

C.2 - Apenas é permitida a utilização de veículos de duas rodas, cujo movimento é acionado pelo esforço do próprio participante por meio de pedais ou dispositivos análogos. São também permitidas bicicletas elétricas, desde que enquadradas nas especificações do Código da Estrada (Lei n.o 72/2013 Art. 112 n.2), ou seja, "veículos equipados com motor auxiliar com potência máxima contínua de 0,25 kW, cuja alimentação é reduzida progressivamente com o aumento da velocidade e interrompida se atingir a velocidade de 25 km/h, ou antes, se o condutor deixar de pedalar".

 

D - INSCRIÇÕES

D.1- Via internet, as inscrições podem ser efetuadas através do site oficial, onde será redirecionado para a plataforma das inscrições.

D.2 - As inscrições são limitadas a 600 participantes.

D.3 - O encerramento das inscrições será às 23h:59m do dia 24 de novembro de 2021 ou assim que forem confirmadas (pagas) 600 inscrições.

D.4 - Todas a inscrições, serão confirmadas através da página oficial do evento e redirecionada para a plataforma de inscrições e confirmações.

D.5 - Os valores da co0mparticipação na atividade são:

  • 15 Pedaladas - NÃO Sócio Clube de Montanhismo da Guarda/NÃO Sócio Clube de Ciclismo da Guarda;
  • 10 Pedaladas - Sócio Clube de Montanhismo da Guarda/ Sócio Clube de Ciclismo da Guarda, com as quotas em dias.

D.6 - A inscrição dá direito a:

  • Participação em um dos percursos disponíveis
  • Seguro
  • Banhos
  • Lavagem da bicicleta
  • Brinde
  • Abastecimentos
  • Reforço final

D.7 - Em caso de desistência, não será devolvida qualquer quantia aos atletas desistentes.

D.8 - Desistências por causas associadas à COVID 19:

No entanto se a desistência for causada por fatores associados à Covid 19, e a causa seja devidamente comprovada por documento emitido por entidade credível, e se esta desistência for comunicada por email, acompanhado pelo envio da documentação justificativa, até ao dia 27 de novembro, o atleta inscrito terá direito à devolução do valor pago pela sua inscrição, subtraído do valor de 5,00 Pedaladas, correspondentes a despesas já efetuadas.

Consideram-se situações passíveis de ser consideradas como causas justificadas associadas ao Covid 19:

  • Doença por Covid 19.
  • Quarentena imposta pelas autoridades de Saúde.
  • Proibição de circulação que impeça a deslocação para o local da prova.

 

E - SEGURO

E.1 - Todos os participantes da Invernal de BTT Cidade da Guarda, estão seguros através de uma apólice de seguro de acidentes pessoais descriminada.

E.2 - Em caso do sinistro e respetiva ativação do seguro, cabe ao participante o pagamento da respetiva franquia.

E.3 - O seguro abrange unicamente o atleta inscrito nas listagens da prova

 

F - SEGURANÇA

F.1 - O uso de capacete homologado é obrigatório.

F.2 - Os participantes deverão cumprir as regras do código de estrada.

F.3 - A organização irá cobrir os pontos críticos do percurso (cruzamentos, etc), no entanto os participantes deverão tomar precauções durante a circulação nos mesmos.

 

G - PERCURSOS

G.1 - A Invernal de BTT – CIDADE DA GUARDA disputar-se-á no sistema de «Open Road», isto é, a prova decorrerá em caminhos rurais e trilhos e estradas secundárias, sendo obrigatório que os participantes cumpram as regras do código de estrada.

G.2 - Irão estar disponíveis dois percursos, a meia-maratona com aproximadamente 35 km e a maratona GPS com aproximadamente 70 km.

G.3 - O percurso da meia-maratona, estará marcado com placas e fitas sinalizadoras em toda a sua extensão. O percurso da maratona GPS, nos locais onde não é coincidente com o percurso da meia-maratona, não está marcado no percurso. Os participantes devem orientar-se através do seu equipamento de GPS, onde deverão carregar previamente um ficheiro do tipo “GPX” que será fornecido pela organização. No percurso da maratona GPS existem alguns troços marcados no terreno, (marcações de pequena rota por exemplo) que diferem do desenhado no ficheiro “GPX”. Os participantes devem seguir sempre o desenhado no track GPS

G.4 - Existirão diversos postos de controlo ao longo do percurso, não sendo a sua localização conhecida dos atletas. Só serão classificados os atletas que tenham efetuado todos os controlos incluindo o controlo 0 localizado na partida.

G.5 - O controlo de tempo de cada atleta será efetuado com meios eletrónicos, recorrendo à utilização de chips.

A utilização do chip é obrigatória, devendo o atleta cumprir as regras para o seu correto posicionamento e utilização.

O uso incorreto do chip ou a sua não utilização por parte de um atleta implicará o não registo da sua passagem nos controlos de passagem e de meta estipulados pela organização, com a consequente ausência da lista final de tempos. Os controlos de passagem e de recolha de tempos estarão situados na partida, nos pontos de controlo e na chegada.

G.6 – Haverá hora limite da passagem em determinados pontos de controlo.

 

H - ABANDONOS

H.1 - Em caso de abandono, é obrigatório que cada participante informe a organização o mais rápido possível da sua identidade e localização no percurso.

H.2 - O participante deverá acatar as instruções da organização de forma a ser recolhido.

 

I - COMPORTAMENTO EM PROVA

I.1 - Todo o comportamento antidesportivo implicará a desclassificação do atleta.

I.2 - O não cumprimento das regras de defesa do ambiente nomeadamente o deitar lixo fora implicará a desclassificação do atleta.

I.3 - O dorsal é o elemento de identificação dos participantes, não podendo ser substituído por outro a não ser pela organização.

 

J - ACOMPANHANTES

J.1 - A taxa de inscrição por cada acompanhante é de 5 Passadas.

J.2 - Os acompanhantes terão direito à participação numa caminhada e ao reforço final junto dos atletas.

 

L - ALIMENTAÇÃO

L.1 - A organização fornecerá reforços (água, chá, barras, fruta) em locais próprios, cuja localização será divulgada antes do evento. No entanto os participantes deverão levar consigo alimentos e bebidas em quantidade suficiente para serem autossuficientes até aos locais de abastecimento.

L.2 – Nos locais de abastecimento é obrigatório o uso de máscara.

L.3 – Não haverá copos nos abastecimentos, os participantes devem utilizar os bidons próprios.

 

M - CLASSIFICAÇÕES

M.1 - A classificação final será por escalões, de acordo com a ordem de chegada nas distâncias Maratona GPS e Meia-Maratona.

Escalões Masculinos

Geral

  • ELITES - + 18 a 29 ANOS
  • MASTERS 30 - DOS 30 AOS 39 ANOS
  • MASTERS 40 - DOS 40 AOS 49 ANOS
  • MASTERS 50+ - 50 ANOS OU +

Escalões Femininos

Geral

  • ELITES - + 18 a 29 ANOS
  • MASTERS FEMININAS - 30 ANOS OU +

M.2 - Os atletas que não tenham a 31 de dezembro deste ano no mínimo 18 anos, só poderão participar no percurso meia-maratona.

Só podem participar nesta prova, os atletas que completem 18 anos até ao dia 28 de novembro de 2021.

M.3 - Caso um escalão masculino não tenha um mínimo de 5 inscritos, a organização poderá reorganizar os escalões definidos fazendo os atletas do escalão em questão figurarem do escalão cima (mais velho).

M.4– Os participantes que utilizem uma bicicleta elétrica não serão considerados para as classificações.

 

N - DIREITOS DE IMAGEM

N.1 - A inscrição na prova e a consequente aceitação deste regulamento implica obrigatoriamente a autorização do participante para que a organização possa efetuar a gravação total ou parcial da sua participação, podendo utilizar essas imagens livremente para a divulgação e promoção da prova em todos os suportes (televisão, rádio, imprensa, internet, cartazes, cartões e flyers, fotos e vídeos). Cede assim todos os direitos de imagem relativos à exploração comercial e publicitária desses registos, sem direito a receber nenhuma compensação económica por parte da organização.

 

O - PROTECÇÃO DE DADOS

O.1 - A organização da Invernal de BTT respeita integralmente a lei de proteção de dados, atualmente em vigor. Os atletas assumem o conhecimento e autorizam a introdução e o tratamento dos seus dados pessoais nos ficheiros da organização da prova, para a sua utilização no desenvolvimento, gestão administrativa. Os atletas devem indicar o nome que pretendem ver inscrito no dorsal, listas de inscritos e classificação final que serão publicadas no site do evento. A política de privacidade permite, no entanto que qualquer atleta possa solicitar a alteração ou remoção dos seus dados, mediante um pedido efetuado por e-mail para: clubemg@gmail.com

 

P - ADIAMENTO POR CAUSAS ASSOCIADAS À COVID

P.1 – No caso de o adiamento ser devido a causas relacionadas com a Covid 19, incluindo diretivas impostas neste âmbito por autoridades de saúde ou outras entidades oficiais, a inscrição de cada atleta transitará automaticamente para a edição do ano seguinte. Em alternativa a organização efetuará a devolução do valor pago pela inscrição, ao qual é subtraído o valor de 5,00 Pedaladas devidos a despesas já efetuadas.

 

Q – COVID 19

Serão respeitadas as orientações da DGS em relação ao Covid 19. Os intervenientes nesta atividade terão obrigatoriamente de usar máscara em todos os espaços fechados e nos locais onde não é possível o distanciamento social.

 

R – OUTROS

Os casos omissos a este regulamento serão decididos pela organização, a qual será soberana nas suas decisões.