O BTT entrou no clube em 1992. Nesse ano foram adquiridas algumas bicicletas todo terreno para usufruto dos sócios e a forma de viver a montanha existente no clube foi incutida também nesta modalidade.
Desde então, o clube tem organizado e colaborado na organização de várias actividades de BTT. Organização de simples passeios acessíveis a qualquer praticante, até a travessias mais exigentes e de vários dias.
De Norte a Sul do país e em alguns locais no estrangeiro, as cores do clube têm sido uma presença assídua.
Numa vertente competitiva, durante vários anos o clube tem sido bem representado e obtido bons resultados e títulos no campeonato nacional de XCO (cross-coutry olímpico) da Federação Portuguesa de Ciclismo e na Taça de Portugal de Ori-BTT (orientação em bicicleta de todo terreno) da Federação Portuguesa de Orientação. As excelentes prestações no campeonato nacional de XCO levou por varias ocasiões atletas do clube a serem chamados a representar a selecção nacional em provas de âmbito internacional.
Esta nova forma de viver a montanha tem proporcionado inúmeras actividades aos sócios. Os objectivos do clube no que respeita esta modalidade passa pela:
– organização de alguns passeios e travessias em ambiente de montanha;
– organização da tradicional maratona de BTT Invernal de BTT Cidade da Guarda;
– participação em alguns eventos e maratonas em vários locais do país;
– participação na taça de Portugal de Ori-BTT;
– participação no campeonato nacional de xco.
As actividades que o Clube de Montanhismo da Guarda organiza podem ser consultadas no calendário de actividades.