O que nos dizem a grande maioria dos manuais sobre esta matéria é que o Montanhismo é a pratica de subir montanhas seja por prazer, com fins de exploração e científicos ou por pratica desportiva. Seja qual for a forma escolhida a meta é sempre atingir o cume da montanha seja por meio de uma ascensão fácil, como uma simples marcha, uma escalada simples ou de dificuldade. Esta ascensão pode ter uma designação própria Alpinismo se for nos Alpes, Himalaismo se for nos Himalaias, Andinimos se for nos Andes. Para que se pratique o Montanhismo é recomendado o conhecimento de diversas disciplinas como a orientação, noções básicas de meteorologia, escalada, técnicas de manobras com cordas, progressão por terrenos nevados e mistos,etc. É também uma actividade que requer alguma forma física e mental e pode-se praticar até uma idade bem avançada se se adaptarem as dificuldades com o passar dos anos, exemplos destes não faltam.

O Montanhismo, nas suas diversas vertentes foi e sempre será a base de existência do Clube de Montanhismo da Guarda. Desde a sua fundação, na década de oitenta do século passado, e devido a sua proximidade, a Serra da Estrela tem sido o campo de iniciação, treino e formação da esmagadora maioria dos sócios praticantes do clube. Para isso muito contribuiu a agora extinta actividade de Montanhismo Invernal que era o NEVESTRELA organizado por este clube em conjunto com uma associação dos amigos da Serra da Estrela. Sendo assim, e durante muitos anos, o primeiro contacto com a montanha de sócios e não sócios vindos de toda a parte do país e desta maneira iniciar, formar e evoluir nas técnicas de montanhismo nas suas diversas vertentes.
Os objectivos da secção de Montanha do Clube de Montanhismo da Guarda no que diz respeito a esta área são entre outros:
– organizar actividades de média e alta-montanha como por exemplo o alpinismo
– organizar travessias de dificuldade
– escalada clássica e em gelo
– formação nas diversas vertentes do montanhismo.
.
Além destes objectivos todos os anos sócios do clube por livre iniciativa tem levado a bandeira do clube por esse mundo fora.
O clube tem ao longo do ano um diverso leque de actividades pedindo assim aos sócios com formação e experiência nesta área que ponham mochila ás costas para levar o plano de actividades até ao fim com o maior numero de praticantes possível e para aqueles que se queiram iniciar nesta área que estejam atentos ás actividades de formação que iram surgir pontualmente durante o ano.
Aqueles que todos os anos se aventuram por livre iniciativa em grupos organizados ou em solitário pelas montanhas do país e por esse mundo fora o clube deseja-lhes toda a sorte e o nosso obrigado por continuarem a levar o Nome e a Bandeira do Clube de Montanhismo da Guarda.
Em forma de conselho, a todos os que praticam o Montanhismo nunca é demais relembrar que se deve dar prioridade à segurança pois esta modalidade apresenta vários níveis de risco e dificuldade ,a actividade de montanha deve ser sempre bem planeada quer a nível logístico,material técnico e vestuário adequado,quer a nível físico. Estar na posse de um seguro que cubra este género de actividades é sempre uma vantagem, não se esqueçam. BOAS ACTIVIDADES…