
Informações Gerais
A – ORGANIZAÇÃO
A.1 – A organização é da responsabilidade do Clube de Montanhismo da Guarda e da Associação Desportiva do Mondego Ori-Mondego, com o apoio do Município da Guarda e a Federação Portuguesa de Orientação.
A.2 – Direção do evento:
- Diretor do evento: Manuel Fonseca
- Diretor técnico: Rui Mora
- Presidente CMG: Messias Janeiro
- Presidente ADM: Susana Mora
- Supervisor FPO: Tiago Lopes
- Cartografia: Alexandre Reis
B – DATA/LOCAL
B.1 – A prova realiza-se no dia 12 e 13 de abril de 2025, na Cidade da Guarda, com a arena do evento localizada, no Parque Urbano do Rio Diz.
B.2 – Localizações:
- Arena – 40.548551, -7.2513339
- Secretariado – 40.548551, -7.2513339
- Babysitting – 40.548551, -7.2513339
- Solo Duro – 40.548863, -7.251840
- Banhos – 40.548863, -7.251840
C – CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
C.1 – Percursos abertos, destinam-se a qualquer cidadão interessado em participar num dos percursos disponíveis, indicado para quem quer experimentar a modalidade ou participar em grupos.
Consultar os escalões abertos disponíveis, bem como a dificuldade técnica e física de cada um.
Consultar nas informações técnicas, a distância e acumulado previsto para a melhor opção de cada escalão.
C.2 – Percursos de competição, destinam-se a atletas com licença na Federação Portuguesa de Orientação, válida para a época 2025.
C.3- Cada participante deverá confirmar que todas as informações da Inscrição correspondem à verdade.
D – INSCRIÇÕES
D.1-As inscrições são realizadas preferencialmente através da plataforma de gestão de provas orioasis da Federação Portuguesa de Orientação.
Inscrições no orioasis AQUI
D.2 – As inscrições por email, são enviadas para clubemg@gmail.com com os seguintes dados:
- Nome(s) do(s) participante(s)
- Data de nascimento
- Nome do Clube
- Número de federado na FPO (caso não seja federado, número de CC e NIF)
- Número de SI Card caso tenho um pessoal, não tendo será atribuído um pela organização. A perda ou não devolução deste dispositivo tem uma taxa de 75€.
- Escalão de participação
- Etapas a realizar.
D.3 – O encerramento das inscrições será às 23h:59m do dia 4 de abril de 2025.
D.4 – Todas as inscrições, serão confirmadas através da página oficial do evento e redirecionada para a plataforma de inscrições.
D.5 – Valores da inscrição são:
Praticante federado na FPO renovado Praticantes federados na FEDO | Adulto | 10€ |
Jovem* | 5.5€ | |
Restantes praticantes | Adulto ( Escalão de competição) | 17€ |
Adulto ( Escalão aberto) | 11€ | |
Jovem* ( Escalão de competição) | 10€ | |
Jovem* ( Escalão aberto) | 6€ | |
Desporto escolar ou escolas** | Jovens | 3€ |
**Isenção de aluguer de SI Card e da taxa de seguro, desde que enquadrados por professor, sendo obrigatória a apresentação de comprovativo do seguro escolar, passado pelo estabelecimento de Ensino
D.6 – Em caso de desistência, não será devolvida qualquer quantia aos atletas desistentes.
D.7 – Cada participante é responsável por todos os dados inseridos na plataforma de inscrições assumindo que os mesmos são verdadeiros. A declaração de dados falsos implicará a desqualificação automática do participante
D.8 – As inscrições são feitas através das opções na plataforma orioasis: MB e Mbway.
E – Programa
- 6 de abril de 2025 ás 23h59 – Fecho das inscrições
- 12 de abril de 2025
- 12h abertura do secretariado
- 13h30 início das partidas escalões de competição
- 14h início das partidas escalões abertos
- 17h30 cerimonia de entrega de prémios
- 13 de abril de 2025
- 8h30 abertura do secretariado
- 9h30 início das partidas escalões de competição
- 10h início das partidas escalões abertos
- 12h30 cerimonia de entrega de prémios
F – ALIMENTAÇÃO
F.1 – A organização fornecerá águas, chá quente e um pequeno snack no local das chegadas.
F.2 – Haverá na arena, um bar com bebidas e refeições rápidas nos dois dias de prova.
G – CLASSIFICAÇÕES
G.1 – A classificação final será por escalões (três primeiros classificados e cinco primeiros classificados escalões elite), de acordo com o regulamento da FPO
Idade (a 31 de dezembro 2025) | Escalão | Tipo | Categoria |
---|---|---|---|
6 aos 11 | H/D 11 | Não Competitivo | Formação |
12 e 13 | H/D 13 | Competição | Iniciados M/F |
14 e 15 | H/D 15 | Competição | Juvenis M/F |
16 e 17 | H/D 17 | Competição | Cadetes M/F |
18, 19 e 20 | H/D 20 | Competição | Juniores M/F |
21 ou mais | H/D 21A HE/DE | Secundário Competição | Seniores M/F |
35 a 39 40 a 44 | H/D 35 H/D 40 | Competição Competição | Veteranos I M/F |
45 a 49 50 a 54 | H/D 45 H/D 50 | Competição Competição | Veteranos II M/F |
55 a 59 60 a 64 | H/D 55 H/D 60 | Competição Competição | Veteranos III M/F |
65 a 69 70 ou mais | H/D 65 H/D 70 | Competição Competição | Veteranos IV M/F |
Qualquer sexo e idade | E-bikes | Secundário |
A classificação final do evento é calculada através do somatório de pontos das duas etapas para todos os escalões.
H- Sistema de Controlo Sportident
H.1 – Nesta prova será utilizado o sistema eletrónico Sportident para controlo da execução dos percursos.
Cada atleta ou equipa leva, além do mapa, um SI Card (a organização aluga a quem não tiver).
O atleta (em escalão aberto) comprova a sua passagem por cada ponto de controlo passando com uma distância não superior a 1.8 da estação SI de cada ponto de controlo (ouvir o bip e/ou o piscar do led do chip e o led da box, de confirmação).
Os pontos devem ser controlados pela ordem sequencial que foi definida no mapa, sob pena de desclassificação.
Na chegada os dados do SICard são lidos para verificar a correta execução do percurso.
Em caso de falha comprovada do sistema Sportident, deverá ser picotado um dos quadrados de reserva do mapa (R1, R2 e R3).
Os chips alugados deverão ser devolvidos no final da prova no secretariado;
A perda ou não devolução do SI Card alugado implica a perda da caução de 75€ paga / entregue quando do aluguer do SI Card.
Caso o atleta altere o SIcard tem obrigatoriamente, antes da sua partida, que oficializar essa alteração no secretariado. Não serão autorizadas partidas de atletas com alterações de dados que não tenham a validação do secretariado.
I – DIREITOS DE IMAGEM
I.1 – A inscrição na prova e a consequente aceitação deste regulamento implica obrigatoriamente a autorização do participante para que a organização possa efetuar a gravação total ou parcial da sua participação, podendo utilizar essas imagens livremente para a divulgação e promoção da prova em todos os suportes (televisão, rádio, imprensa, internet, cartazes, cartões e flyers, fotos e vídeos). Cede assim todos os direitos de imagem relativos à exploração comercial e publicitária desses registos, sem direito a receber nenhuma compensação económica por parte da organização.
J – PROTECÇÃO DE DADOS
J.1- A organização respeita integralmente a lei de proteção de dados, atualmente em vigor. Os atletas assumem o conhecimento e autorizam a introdução e o tratamento dos seus dados pessoais nos ficheiros da organização da prova, para a sua utilização no desenvolvimento, gestão administrativa. Os atletas devem indicar o nome que pretendem ver inscrito no dorsal, listas de inscritos e classificação final que serão publicadas no site do evento. A política de privacidade permite, no entanto que qualquer atleta possa solicitar a alteração ou remoção dos seus dados, mediante um pedido efetuado por e-mail para: clubemg@gmail.com
K – OUTROS
K.1 – Os casos omissos a este regulamento serão decididos pela organização, a qual será soberana nas suas decisões.
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