Travessia Invernal no Circo de Gredos

Encontram-se abertas as inscrições para a actividade Invernal a realizar no Circo de Gredos (Espanha), nos dias 12 e 13 de Fevereiro de 2011.
Trata-se de uma actividade a desenvolver em ambiente invernal de media/alta montanha, com progressão por terrenos mistos (Neve/gelo/rocha), pelo que a organização pede a todos os participantes que estejam na posse de material e vestuário adequados, e que tenham experiência neste tipo de actividades.
Os participantes terão que ser autónomos  no que diz respeito à aquisição de material bem como na manutenção do mesmo durante a actividade.
A organização não se responsabiliza pela falta de experiência dos participantes, não sendo demais relembrar que a actividade não é de iniciação.
Não serão aceites inscrições de participantes  não possuidores de seguro da FPME,  ou outro valido para este tipo de actividades.
A FPME disponibiliza um seguro diário equivalente ao seguro Nivel IV pelo valor de 5 euros/dia (seguro para o estrangeiro) que poderá ser solicitado através do CMG, com uma antecedência minima de 5 dias.
Material necessário: Piolet, crampons, arnes, descensor, cinta ou codinos, 4 mosquetões com  seguro,capacete.
Saída – 08:00 horas do dia 12
Local – Sede do Clube
Taxa de inscrição – 20,00 euros para n/sócios

– Sérgio Pissarra (965 172 829)

Marcha Regional (Alvendre)

Encontram-se abertas as inscriçoes para a marcha regional, a realizar do dia 30 de Janeiro de 2011.
A saida para a marcha será da Sede do Clube, às 09:00 horas, em viatura, com destino ao Alvendre, onde terá inicio a marcha, pelas 09:20 horas.
O Percurso, com cerca de 10 Kms. de extensao, tem inicio junto à capela do Alvendre, com passagem pelas povoações da Menoita e  Quinta da Umbelina, terminando no local de partida (Alvendre).
O local do almoço será decidido no final da actividade, sendo por isso aconselhavel  levar merenda, quem não quiser vir a almoçar a casa.
É conveniente os companheiros procederem desde já a respectiva inscriçao

Cancelada – Travessia do Maciço Central

Em virtude do Clube de Montanhismo da Guarda, não ter até ao momento qualquer parecer do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), relativamente ao calendário de actividades dentro dos limites Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), a actividade pedestre, Travessia do Maciço Central que se iria realizar dia 23 de Janeiro é CANCELADA.
Os sócios que solicitaram a activação do seguro para actividade serão reembolsados do valor pago.
Para mais algum esclarecimento, contactar o responsável da actividade Sérgio Pissarra 965172829.

Campeões de Escalada Desportiva

Finda a Época Desportiva de Escalada de 2010, o Clube de Montanhismo da Guarda congratula os seus atletas escaladores e Treinador Daniel Simão pela grande realização desportiva, com muitos bons resultados no Ranking de Escalada de 2010 da FPME.

Este ano participaram 156 atletas nas cinco provas do Circuito FPME de Escalada de Bloco, Escalador do CMG João Santos foi primeiro no escalão de Iniciados Masculinos, a Sara Melancia obteve o primeiro lugar em Juvenis Femininos e o Daniel Simão ocupou o oitavo lugar da classificação de Seniores Masculinos.

A Taça FPME de Escalada de Dificuldade que contou com 93 atletas em 3 provas de Séniores e 5 provas de Jovens, o João Santos foi segundo no escalão de Iniciados Masculinos, a Sara Melancia obteve o primeiro lugar em Juvenis Femininos e Daniel Simão ocupou o quinto lugar da classificação de Seniores Masculino.

Além destes excelentes resultados as jovens promessas foram convocadas a representar a selecção FPME em campeonatos internacionais, nomeadamente em Imst – Aústria e Kranj – Eslovénia, onde revelaram um bom desempenho.

A nova época  terá inicio em Março.

Cartão de Escalador

Informam-se todos os Escaladores do Clube de Montanhismo da Guarda e utilizadores da Estrutura Artificial de Escalada do Pavilhão Municipal de S. Miguel – Guarda, que deverão solicitar, na sede do clube, o Cartão de Escalador para terem acesso à mesma.

É condição obrigatória, para aquisição do cartão, ter seguro para a prática da escalada, consultar em www.fpme.org ou na sede do clube.

Nota: Não esquecer que é necessário deixar o cartão de Praticante de Escalada ao funcionário na entrada do Pavilhão, caso não o tenham pode-lhes ser negada a entrada.

Formação em Meteorologia na Montanha

Saber prever as condições meteorológicas é necessário para o sucesso de actividades em ambientes de montanha, seja uma simples caminhada de fim de semana, ou uma investida mais exigente como: travessias, marcação de percursos, ascensão a montanhas de difícil acesso, descida de rios, escalada em rocha, entre outras…

Assim, a Secção de Formação do Clube de Montanhismo da Guarda organiza esta formação dirigida aos praticantes de qualquer modalidade de montanhismo para aquisição de conhecimentos sobre Meteorologia.

Continuar a ler “Formação em Meteorologia na Montanha”

Nova pagina do CMG

Com o objectivo de responder melhor às necessidades dos sócios, o Clube de Montanhismo da Guarda tem a partir de hoje uma nova página.

O calendário de actividades para o ano 2011 já se encontra disponível, poderá ser consultado através do menu “Calendário de Actividades” e está disponível para download no menu “O Clube” em “Downloads”.

A pensar nos sócios existe agora uma área destinada a todos. Em “Protocolos” estão enunciadas vantagens que os sócios podem usufruir com tal. Na loja encontram-se artigos do clube para venda, tal como algum vestuário personalizado, etc.

O blog www.montanhismo-guarda.blogspot.com fica agora com outras funções. Pretende-se que seja um local onde os sócios possam relatar as suas experiências, as suas actividades, sejam elas de livre iniciativa ou organizadas pelo clube.